quinta-feira, 13 de setembro de 2012

ANPEC - Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia


Fundada em 1973, a Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia congrega as instituições brasileiras que desenvolvem atividades de pesquisa e formação em nível de pós-graduação na área de Economia.

A ANPEC reúne atualmente 25 centros de excelência acadêmica de diversos Estados do Brasil.


Podem inscrever-se para o Exame os portadores de diplomas de graduação de qualquer área do conhecimento e estudantes universitários. Todavia, para matricular-se em um dos cursos de pós-graduação, é imprescindível a apresentação de certificado de conclusão de curso de graduação. Estrangeiros também podem participar do Exame.

Haverá seis provas obrigatórias: Economia Brasileira, Estatística, Inglês, Macroeconomia, Matemática e Microeconomia. Todas essas provas apresentarão 15 questões objetivas. A prova de Economia Brasileira divide-se em duas partes: uma objetiva, com quinze questões, e uma dissertativa. O tema da dissertação será escolhido entre um conjunto de cinco opções. O candidato terá três horas para a prova de Economia Brasileira e duas horas para cada uma das demais, com 15 minutos adicionais para preenchimento do cartão de respostas. Cabe ao candidato administrar seu tempo.

confira abaixo as universidades que são associadas a ANPEC, para o curso de Mestrado em Economia:



O Candidato pode direcionar a sua nota para seis instituições listadas acima, podemos fazer a prova do exame nacional ANPEC em algumas capitais.

O cálculo da nota do exame é realizado por dois programadores independentes, para garantir a correção da mesma. A única fonte possível de erros seria por erro de leitura da folha de respostas do candidato. NESTE único caso, é permitido recurso através do envio da imagem da folha óptica para exame@anpec.org.br, junto com o cálculo da nota correta, seguindo o item VI- 4, na página 16. O período para recursos é de 24 horas após a divulgação da nota do exame e das imagens das folhas de resposta. O candidato tem que apresentar a nota por ele calculada em cada item e em cada questão, além da nota total. Favor ainda checar se houve alteração no gabarito, em especial se houve anulação de questões.

CONFIRMAÇÃO DE ACEITE PELO CANDIDATO – O processo de aceite “(rodadas)” é todo realizado através do site http://www.anpec.org.br. Após receber convite de um ou mais Centros que utilizem o Exame ANPEC, o candidato responde se aceita o convite na forma CONDICIONAL OU DEFINITIVA (caso não tenha interesse, basta ignorar o convite). No aceite definitivo, o candidato nomeará o Centro de sua escolha e não poderá mais mudar de idéia. No aceite condicional ele irá assinalar o Centro que o convidou, mas também irá revelar qual é o Centro (somente um) no qual ainda espera ser aceito.

Esclarecimentos:

a) qualquer centro pode convidar o candidato, mesmo que este não o tenha escolhido como centro de preferência no ato da inscrição;

b) o candidato também pode escolher qualquer centro, desde que haja convite do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário